Carrinho de compras
Tudo sobre blazer feminino

Blazer Feminino: Saiba Tudo Sobre Essa Tendência

Por várias décadas, os blazers eram uma peça unicamente masculina. Mesmo quando eram usados por mulheres, ainda eram caracterizados como “roupa de homem”. Todavia, nos últimos anos – principalmente na última década – o blazer começou a fazer parte do guarda-roupa das mulheres. É, sem dúvidas, uma peça que esbanja poder e feminilidade na medida certa.

E o estilo do blazer também mudou com o passar dos anos. Atualmente, os modelos vão muito mais além dos tradicionais preto e azul marinho. Num geral, os blazers são peças bem populares, mas como chegamos nesse ponto?

Mulheres antigas usando blazer
O blazer passou por diversas transformações até se tornar o que conhecemos hoje.

Neste artigo, separamos um pouco da história dessa peça, assim como dicas de como estilizá-la, especialmente para você que está se perguntando o que é um blazer. Continue lendo para saber tudo sobre essa peça de roupa queridinha das mulheres!

A história do blazer

Na Europa, o remo é um esporte bem popular – isso mesmo, o barco a remo. Em meados de 1800, os estudantes das equipes de remo das universidades de Oxford e Cambridge usavam o blazer como acessório para se aquecerem.

Naquela época, era tudo bem diferente. Os blazers não tinham ombreiras, aberturas e nem forragem nas costas. A modelagem característica tinha três botões, detalhes em tecido gorgurão, e cores vivas e chamativas.

Equipe de remo usando blazer
Bem diferentes do que você imaginava, né?

É claro que, com o passar do tempo, o blazer começou a ser usado por mais pessoas além do time de remo. Os estudantes começaram a usá-lo casualmente para andar pelo campus das faculdades. Então, ele se tornou uma peça tão popular quanto a jaqueta de couro.

Foi em 1952 que o blazer “estreou” no mundo da moda: foi escrito um artigo sobre os blazers usados pelo Clube de Remo “Lady Margaret” da Universidade de Cambridge. Este blazer tinha um tom de vermelho ardente – ou, em inglês, “blazing red”. Daí, surgiu o nome blazer.

Blazer do Clube de Remo Lady Margareth
Este é um modelo muito semelhante ao original usado na época.

À partir daí, o blazer fez seu caminho através do oceano Atlântico e começou a ser usado também nas Américas. Ele virou uma peça essencial no guarda-roupa de muitas pessoas, principalmente para trabalhar.

Como as mulheres começaram a vestir blazers?

As mulheres vêm usando ternos há cerca de 150 anos. Por volta de 1870, a atriz Sarah Bernhardt deu o que falar ao posar para um retrato usando um conjunto personalizado de calça e paletó.

Foto polêmica Sarah Bernhardt usando blazer terno
Dá pra acreditar que essa simples foto gerou tanta polêmica?

Por volta do século XX, o mundo feminino começou a mudar. Já era mais comum que as mulheres usassem uma espécie de paletó acinturado, junto de saias longas. Todavia, foi só em 1914 que a estilista Coco Chanel desenhou um conjunto de terninho e saia midi, que revolucionou o mundo da moda.

Em 1964, o estilista francês André Courrèges desenhou o primeiro pantsuit: um conjunto de calça e terninho para mulheres. Então, o conjuntinho se popularizou por volta de 1980, com ajuda de filmes como “Uma Secretária do Futuro” e “Presente de Grego (Baby Boom)”.

Após os anos 80, o blazer foi só evoluindo. Ele começou a ser imaginado em cores novas e modelagens diferentes, até se tornar o blazer como conhecemos hoje.

Diane Keaton em Um Presente de Grego
Os filmes e a arte no geral cumprem um papel muito importante de introduzir novas tendências à sociedade.

Como escolher o blazer correto

Depois de saber como o blazer surgiu, é hora de aprender como escolher o blazer certo para seu corpo. Aqui, o tamanho da peça importa muito – por isso é normal que eles sejam feitos sob medida.

Tradicionalmente, a bainha do blazer deve ir até o osso do quadril, e as mangas devem ir até a primeira junta do dedão. Acima de tudo, é importante que ele seja bem ajustado nos ombros. Essa é, na verdade, o ponto principal para um visual harmonioso.

Como escolher blazer feminino
Em blazer femininos, é normal que a manga não seja tão longa e termine na área do pulso.

O material dos blazers já depende da ocasião e do clima. Os blazers clássicos são normalmente feitos de lã, flanela ou algodão. Todavia, também podemos encontrar modelos mais leves. Eles são feitos de seda ou linho, e são perfeitos para dias quentes.

Como vestir e estilizar um blazer

Na internet, você já deve ter visto blazers sendo usados de várias formas diferentes. E todas elas estão corretas! O blazer é uma peça feita para o escritório, mas não é por isso que você precisa vesti-lo sempre com roupas formais.

Para um ar casual, você pode usar o blazer em conjunto de calças jeans, shorts folgados ou até de vestidos simples de seda ou cetim.

Já para um visual mais profissional, aposte nas saias e conjuntos combinando. Na dúvida, use uma camisa de botões e calça, ou uma saia midi e camiseta.

Conjunto de calça e blazer feminino
Os conjuntinhos de blazer e calça são a melhor escolha em situações formais.

 

Depois desse artigo, você já deve saber tudo sobre blazers. Agora, é hora de investir em um belo modelo para seu guarda-roupa. Se jogue nessa tendência!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *