Carrinho de compras
Como Tingir Vestido Jeans: 2 Métodos Fáceis e Rápidos

Como Tingir Vestido Jeans: 2 Métodos Fáceis e Rápidos

Depois de um certo tempo de uso e lavagens, os vestidos jeans podem começar a desbotar. Até aí, tudo bem – mas como salvar um tecido jeans desbotado? Se você é adepta das roupas de brechó, este tutorial também pode ser muito útil.

Nós vamos te ensinar duas maneiras fáceis de tingir vestidos jeans, seja para resgatar um tecido desbotado ou para dar uma cara nova à uma peça de roupa específica. Vale lembrar que estes métodos funcionam para qualquer jeans – sejam vestidos, calças ou shorts.

Com isso, você não vai mais precisar se desfazer de uma bela roupa jeans só por causa da sua aparência. Se o tecido ainda está bom, ele com certeza pode ser reaproveitado! Para isso, você pode tingi-lo manualmente ou até mesmo usando seu tanquinho ou máquina de lavar.

Aqui, você vai encontrar tudo o que você precisa para tingir um vestido jeans, assim como tutoriais bem fáceis de seguir. Sem mais delongas, vamos começar.

Qual tinta devo usar para tingir jeans?

Em primeiro lugar, é importante usar uma tintura especial para jeans. Como ele é um tecido mais grosso, as tinturas normais podem não aderir ao vestido, e saírem com algumas lavagens.

Tinta para tingir jeans
A marca mais comum de tintas para tecido é a Guarany.

As cores mais comuns de tinta para jeans são o clássico azul (perfeito para restaurar a tonalidade original de uma peça), cinza, preto e até mesmo verde e marrom. Ao invés de tingir, você sempre pode optar por comprar um vestido jeans colorido, como este belo vestido jeans rosa.

É importante ter em mente que a composição do tecido afeta o resultado da tintura: jeans feitos de algodão, viscose e linho recebem melhor a coloração, enquanto que jeans com lã, seda e blends de poliéster provavelmente vão acabar com um tom mais clarinho.

Antes de realizar este procedimento, verifique a etiqueta do seu vestido jeans. Nela, você vai encontrar instruções de lavagem que deve seguir à risca. Se o seu jeans não pode ser lavado com água, não tente tingí-lo.

Como tingir vestido jeans manualmente: materiais

Para tingir manualmente seu vestido jeans, você vai precisar de:

  • Uma peça de roupa jeans à sua escolha;
  • Luvas de borracha;
  • Tinta para jeans;
  • 500ml de água morna para dissolver a tinta;
  • 6 litros de água morna para tingir a peça;
  • 10 colheres de sopa de sal;
  • Um recipiente largo.

Os tecidos jeans mais claros vão aderir melhor à cor escolhida, como por exemplo este vestido jeans branco.

Como tingir vestido jeans manualmente: tutorial

  1. Em primeiro lugar, é preciso pesar o seu jeans enquanto ele estiver seco – sim, na balança. Cada unidade de tintura tinge em média 250g de tecido. Dessa forma, se o seu vestido pesar mais que isso, você precisará de mais pacotes de tinta. Após pesar, lave o vestido e deixe-o úmido.
  2. Agora é hora de dissolver a tinta. Para isso, apenas vista as luvas e dissolva o(s) pacote(s) em 500ml de água morna;
  3. Em seguida, pegue o recipiente escolhido e encha-o com os 6 litros de água morna. Tenha cuidado: a tinta pode manchar bacias de plástico e outros materiais, então escolha um recipiente mais velhinho;
  4. A próxima parte é adicionar as dez colheres de sal e a tinta diluída. Mexa bem para que tudo se misture, e passe para o próximo passo;
  5. Agora, chegou a tão esperada hora: mergulhe completamente seu vestido jeans, e mexa sem parar por 15 minutos para agitar o tecido e a mistura de tinta;
  6. Deixe seu jeans na mistura com tinta por 45 minutos, mexendo regularmente. É importante manter a mistura fluindo, para que todas as partes do tecido sejam tingidas;
  7. Por último, basta enxaguar em água fria e lavá-lo mais uma vez – de preferência em água morna. Então, deixe-o secar em um lugar longe do sol, para que a tinta não desbote.
Calça jeans manchada
Você não quer que seu vestido jeans acabe manchado como esta calça, certo?

Prontinho! Agora, seu vestido jeans velho está novo em folha e com uma cor ainda mais vibrante. Para as próximas lavagens, lave o vestido à parte ou apenas com roupas da mesma cor. A tintura pode acabar manchando outras peças, pelo menos nas três primeiras lavagens.

Como tingir vestido jeans na máquina de lavar: materiais

Para tingir seu vestido jeans usando a máquina de lavar, você vai precisar de:

  • Um vestido jeans à sua escolha;
  • Tinta para jeans;
  • Uma máquina de lavar ou tanquinho.

Lembre-se que a tinta pode acabar manchando a parte interna da sua máquina de lavar, então realize este procedimento com isso em mente.

Como tingir vestido jeans na máquina de lavar: tutorial

Como tingir jeans na máquina de lavar
É simples – você praticamente só precisará colocar seu jeans na máquina.
  1. Em primeiro lugar, como de costume, é preciso pesar a roupa jeans e usar a quantidade de tinta recomendada;
  2. Agora, molhe a peça de roupa em água morna, e torça para que ela fique apenas úmida. Posicione-a na máquina de lavar vazia;
  3. Inicie o ciclo de lavagem com água morna – a 30ºC ou 40ºC. Adicione a tinta e, se ela não possuir sal na composição, acrescente todas as dez colheres;
  4. Quando a primeira lavagem terminar, inicie outra para enxaguar completamente os resíduos de tintura;
  5. Por último, basta secar seu vestido jeans em um local fresco e longe do sol.

E é assim que se tinge um vestido jeans! Lembre-se de seguir todas as recomendações à risca, e preste bastante atenção nas instruções da tinta e da etiqueta do vestido. Qualquer erro pode resultar numa peça manchada, e até mesmo danificar o tecido. Para testar, você pode fazer em uma peça velha e surrada. Depois, é só aproveitar seu novo vestido jeans!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *